14 de dez. de 2007

Limite de estrangeiros?

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) pode decidir limitar o número de estrangeiros nos clubes durante congresso do próximo ano, informou nesta sexta-feira o presidente Joseph Blatter.
"É preciso preservar a identidade nacional dos clubes", justificou. "É possível abrir as portas aos jogadores estrangeiros, mas sem perder sua identidade", insistiu Blatter durante uma entrevista em Tóquio, onde está sendo disputado o Mundial de Clubes.
O suíço disse ter mencionado o tema há vários anos, mas que ele só voltou à tona agora porque alguns países atribuíram recentes fracassos ao grande número de estrangeiros em seus campeonatos.
O comitê estratégico da Fifa estudou o problema e "vai propor uma solução" durante congresso em Sydney, no fim de maio de 2008. Blatter declarou que uma decisão sobre estas restrições "poderá, será ou deverá ser tomada durante o congresso da Fifa", afirmando que vários ídolos do futebol como Franz Beckenbauer, Johann Cruyff e Michel Platini, atual presidente da UEFA, "também estão trabalhando nesta direção".
O suíço também se declarou "satisfeito" com o Mundial de Clubes, em que medirão forças na final de domingo Milan e Boca Juniors. O clube italiano, aliás, foi citado como um exemplo da preservação de identidade. Segundo Blatter, apesar de várias estrelas estrangeiras, entre elas o brasileiro Kaká, o Milan tinha seis jogadores italianos em campo no início de sua semifinal contra o Urawa Red Diamonds.
O dirigente também notou que os outros clubes que participam desta competição não entram em campo com mais de três atletas estrangeiros ao mesmo tempo. Blatter qualificou de "bom" exemplo o Campeonato Japonês, no qual um clube não pode convocar mais de três estrangeiros por partida

Fonte: Terra

Nenhum comentário: