15 de dez. de 2007

Corinthians é o primeiro campeão mundial

Em reunião do Comitê Executivo da Fifa neste sábado no Japão, o presidente da entidade, o suíço Joseph Blatter, voltou a afirmar que o Corinthians é o primeiro campeão do Mundo reconhecido pelo órgão.
- O Comitê Executivo tomou hoje (sábado) a decisão e é definitiva. O campeão do primeiro Mundial de Clubes da Fifa é o Corinthians - disse Blatter à agência de notícias France-Presse.
Em 2005, na época da disputa do Mundial, o órgão não incluiu o Timão na lista de campeões mundiais. Em sua página oficial, a entidade máxima do futebol considerava o Boca Juniors como campeão de 2000.

Naquele ano, os argentinos superaram o Real Madrid em uma partida única dispuatada no Estádio Nacional de Tóquio.
Entretanto, em janeiro de 2000, a Fifa organizou em São Paulo e no Rio de Janeiro o torneio, que foi disputado por oito equipes, entre elas o Real Madrid e o Manchester United. O Corinthians participou por ser o campeão brasileiro de 1999.
Na decisão do Mundial, no Maracanã, o Corinthians venceu o Vasco, nos pênaltis, após empate em 0 a 0 no tempo normal.
No congresso da entidade, o presidente afirmou também que a Fifa não reconhece como competição oficial a disputa da Copa Intercontinetal.
A Copa Intercontinental, disputada pela primeira vez em 1960, já foi vencido por Santos (1962 e 1963), Flamengo (1981), Grêmio (1983) e São Paulo (1992 e 1993).
A Copa Rio de 1950, conquistada pelo Palmeiras após uma vitória sobre a Juventus (Itália), também não foi confirmada como competição oficial da entidade máxima do futebol.
O torneio sempre foi motivo de polêmica e o Verdão elaborou um dossiê, que foi enviado para a Fifa, para que o título fosse homologado oficialmente.
A diretoria palmeirense chegou a receber um fax do órgão oficializando a conquista. Entretanto, o anúncio não foi feito em nenhum congresso técnico.
Além do Corinthians, outros dois clubes brasileiros são reconhecidos pela Fifa como campeões mundiais: São Paulo (2005) e o Internacional (2006).

Fonte: Lance

3 comentários:

Anônimo disse...

poxa!Não entendo nada de futebol, mas você escreve muito bem.Parece dominar o assunto e escreve bem sobre isso.
Já é jornalista esportiva?é uma menina que escreve, não é?

eu mesmo disse...

corintians ta na segunda...

Glr Sport disse...

CUrintia primeiro campeao mundial ?
agora pergunta pro karinha da fifa quem foi o segundo ?
ow quem vai ser ?
qnd vai ter outro mundil desse?
o proprio marcelinho carioca jogador q era o principal jogador do clube nauqela epoca disse :"O mundial do corinthians nao tem valor por que o time nao ganhou a libertadores ,foi um torneio de verao"